Porto Alegre (10/04/2015) – A fiscalização do Ibama em Bagé, no Rio Grande do Sul, realizou a apreensão de 18 botijões de gás de refrigeração, substância destruidora da camada de Ozônio, Hidroclorofluorcarbono – HCFC. O flagrante foi feito pela Polícia Rodoviária Federal na BR-158 em Santana do Livramento/RS. A carga estava sendo levada clandestinamente em veículo de passeio com destino a grande Porto Alegre/RS para uso em empresas de refrigeração.
Por meio da legislação ambiental o Brasil ratificou o Protocolo de Montreal, e desde então o Ibama é o órgão executor do controle das substâncias que destroem a camada de ozônio - SDOs. Além do controle, o instituto também é responsável pela fiscalização e envio anual das informações sobre o consumo das SDOs no país.
Além de ser controlado, o uso de HCFC, possui cronograma de eliminação do uso no Brasil, portanto ainda mais grave a importação ilegal que foge a qualquer controle do órgão ambiental. Os esforços de fiscalização ambiental na região serão redobrados sobre este tipo de infração e a carga apreendida será encaminhada para destinação ambientalmente adequada.
Ascom/Ibama/RS
Foto: Ibama/RS
Foto: Ibama/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário