A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Magé ajudou a estabelecer uma rede de coleta e comercialização de material reciclável por intermédio da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Bongaba. O projeto chamado de "Cata Sonhos II" é executado pela ONG Guardiões do Mar, com o incentivo da rede Socioambiental da Petrobras.
Institucionalizada desde julho de 2014, a ação também engloba os municípios de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. Com criação de políticas públicas na área de coleta seletiva, reciclagem e de educação ambiental, a postura ecologicamente correta e socialmente justa desenvolvida pela Prefeitura de Magé atende a determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, imposta pela Lei 12.305 de 02/08/2010.
"Além de evitar que milhares de materiais sejam despejados de forma indevida no meio ambiente, o projeto realiza o trabalho de educação ambiental. É muito importante à participação da comunidade para o sucesso desse tipo de ação, que beneficia a todos do município", declara Leandro Vidal, secretário municipal do Meio Ambiente de Magé.
No dia 4 de agosto, aconteceu uma reunião para estruturar metas para a efetivação das ações. Neste encontro ficaram estruturadas as ações a serem realizadas no município de Magé:
· Implantação de 10 Ecopontos nas escolas municipais de Piabetá;
· Coleta Seletiva Solidária porta a porta em sete bairros: Flexeira, Tênis Clube, Comendador Reis, Magé Mirim, Santo Aleixo, Andorinhas, Poço Escuro e Vila Operária;
· PEV (posto de entrega voluntária) na Praça 7 de Setembro, em Piabetá;
· Mobilização de educação ambiental nas escolas, praças para a efetivação da coleta seletiva solidária.
Todos os resíduos provenientes das coletas serão destinados a Cooperativa de Catadores de materiais recicláveis - Cooperação Bongaba (Magé).
Participaram da reunião: o secretário de Meio Ambiente Leandro Vidal, o subsecretário José Renato Ascar, os educadores ambientais Roseli Coelho e Thiago Daudt, a técnica ambiental da SMMA Daniele Mello, a bióloga dos Guardiões do Mar Sabrina Sodré, a técnica do meio ambiente dos Guardiões do Mar Aline Antunes, representantes da Cooperação Bongaba e da guarda ambiental da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário