segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Parceria com estado para inserir turismo e empregos em Magé



Visita-sec.-est"A história do Brasil passa por Magé", classificou o Secretário Estadual de Turismo, Claudio Magnavita, durante a visita que fez ao município neste sábado (2). Ele visitou os principais pontos de visitação da cidade e discutiu questões emergenciais para turismo local.
A convite do secretário de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade de Magé, Leandro Rodrigues, o roteiro iniciou na Estação Guia de Pacobaíba, em Mauá (quinto distrito), passou por Santo Aleixo, Poço Bento, Suruí e Pau Grande, bairro do sexto distrito que é reconhecido como a terra natal de Mané Garrincha.
Encantado com o março zero da ferrovia nacional, Magnavita, apontou o local como primeiro ponto de intervenção. "A estação Guia de Pacobaíba é de extrema importância histórica não apenas para Magé e para o estado do Rio, mas para o Brasil. Eu fico indignado que isso não esteja como um equipamento vivo, nós temos que correr para tirar o atraso porque a história do Brasil passa por aqui. Essa questão ferroviária, a importância do Irineu Evangelista, como Barão de Mauá, é fundamental. E aqui você tem a história viva, com a preservação feita pela Prefeitura nessa parceria com Iphan (Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional) preservou uma área que poderia estar subutilizada, sucateada, e graças à intervenção do poder municipal fez essa oxigenação dessa preservação", disse.
Ele ainda complementa, já visualizando os resultados no local. "O primeiro passo não há dúvida que é aqui, mas nós temos que aproveitar o município que tem uma localização estratégica, um município que historicamente foi depredado, porque Magé é o dono do Dedo de Deus, era dono de Paquetá, ou seja, ele sofreu esse sucateamento histórico, que ele foi submetido e tem que ser compensado de alguma forma. Então temos que fazer isso de forma emergencial".
Na análise do secretário Leandro Rodrigues, o engajamento do governo estadual é o apoio que o município precisava para tornar realidade o turismo em Magé. "Me entristece como mageense, ver o valor que temos historicamente e isso estar subutilizado e nossa cidade fora do mapa de turismo estadual. Num encontro recente fiz o convite e fui prontamente respondido com o agendamento. Tivemos a oportunidade de apresentar Magé com riqueza de detalhes, Nesse momento se concretiza o sonho, mas é o início de uma jornada de trabalho para mudar a realidade da área de turismo. Vamos mobilizar as equipes e iniciar os projetos conjuntos de imediato", comemorou.
Oportunidade de geração de renda
Paulo Vaz, secretário de Governo, destacou a articulação entre diversas entidades, e a parceria formada pelo município com órgãos estaduais e federais pela preservação do patrimônio. "Temos aqui uma vitória de nossa gestão com esse espaço, do e tem uma paisagem incrível. Assinamos um convênio com o Iphan e hoje temos a gestão compartilhada da Estação (Guia de Pacobaíba), também existe um trabalho ampliado com a Fundação (Educacional e Cultural de Magé) e a Secretaria de Esporte", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário