Tornar mais eficiente a administração municipal e reunir o máximo de informações sobre Magé. Com este objetivo o prefeito Nestor Vidal assinou o termo de cooperação técnica com a Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisas e Formação de Servidores do Rio de Janeiro (CEPERJ). A parceria irá colher e organizar uma base de dados sobre diversos aspectos e disponibilizá-la numa rede de informações promovendo o intercâmbio entre órgãos oficiais, investidores e sociedade em geral. O presidente do CEPERJ, Delmo Morani fez questão de participar da solenidade realizada no Centro administrativo de Santo Aleixo, na manhã desta terça-feira.
A inserção do município de Magé nos núcleos de informação organizados pela CEPERJ irá guiar as ações da gestão municipal. Uma das oportunidades que podem surgir a partir da organização destes dados é a criação de uma política econômica municipal para atrair empresários interessados em instalar seus negócios em Magé. O acesso a esta base de dados irá dar mais segurança ao investidor que poderá planejar e verificar com segurança a viabilidade de seus negócios em Magé. Um ambiente muito favorável para que os empresários invistam no município.
De acordo com o presidente do CEPERJ, Delmo Morani, a troca de informações nesta base de dados irá integrar os índices de diversos órgãos municipais e com isso, o gestor municipal poderá mais rapidamente analisar e determinar as ações que serão tomadas em cada pasta.
“O CEPERJ oferece apoio para estruturação e operacionalização, bem como assessoramento no uso desta tecnologia e promovendo a melhora na qualidade da gestão pública”, disse Delmo Morani.
Atualmente um dos problemas da saúde municipal de Magé está ligado diretamente a base de dados. O IBGE produz dados que servem como base para o cálculo de repasses de verbas do SUS, mas estes dados são estimados e não traduzem a realidade no atendimento público de saúde. Com a implantação dos Núcleos Municipais de Informação, as informações estariam atualizadas e não seriam mais estimadas, pois seriam disponibilizadas também para o IBGE.
O prefeito Nestor Vidal, destacou a importância estratégica desta ferramenta para a administração municipal. Segundo ele, a reunião de informações é de extrema importância para que o município possa direcionar suas ações.
fonte : prefeitura de Mage“Estamos dando mais um passo importante para Magé. Se nós queremos chegar a algum lugar, precisamos saber primeiro onde estamos. Estes dados servirão também para a elaboração do Plano Diretor que apontará a direção que o município irá crescer”, aponta Nestor Vidal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário