quarta-feira, 11 de junho de 2014

Desenvolvimento da Baixada: Prefeitura de Magé e outros municípios discutem melhorias para a região


Reunião-Fórum-da-Baixada---Com o objetivo de discutir uma formatação do desenvolvimento econômico dos municípios da Baixada Fluminense, foi realizada, na tarde de terça-feira (10), a Reunião Ordinária do Fórum de Desenvolvimento da região, que ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de Magé. No decorrer do encontro, os secretários discutiram propostas que serão direcionadas aos futuros candidatos ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O prefeito de Magé, Nestor Vidal, que participou da reunião, falou de um dos entraves ao desenvolvimento enfrentados pelo município. "A grande dificuldade em relação à entrada das empresas no nosso município está relacionada com os pedágios, que estão localizados em toda a extensão de Magé. Essa situação é problemática, tanto para os moradores daqui como para o empresário que pretende criar uma relação de negócios no município. Essa realidade precisa ser revista, urgentemente, pois não podemos mais conviver com essa dificuldade", afirmou o prefeito.
O vice-presidente do Fórum de Desenvolvimento da Baixada Fluminense e secretário municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de Duque de Caxias, Paulo César de Oliveira, lembrou de outros encontros para discutir a pauta, como o Fórum Nacional de secretários e dirigentes municipais de Desenvolvimento Econômico, que ocorreu em São Paulo (19 e 20 de maio); e a palestra de Gláucio Tai Chi, presidente do Instituto Tai Chi e representante do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os países de Língua Portuguesa.
Na reunião, foi concluída a formatação das propostas dos secretários dos municípios da Baixada Fluminense que serão encaminhadas aos candidatos ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.
O secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de Magé, Dimas Andrade Pinto, reforçou a questão dos pedágios, apresentada pelo prefeito Nestor Vidal. "Não podemos mais conviver com essa situação dos pedágios. Esta incongruência é a principal pendência dos governantes do estado em relação a Magé. É o principal questionamento dos mageenses para o futuro do município e também do Estado do Rio de Janeiro", frisou o secretário.
O representante do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os países de Língua Portuguesa, Gláucio Tai Chi, apresentou, em sua palestra, o interesse de estabelecer uma relação econômica mais próxima entre a China e os municípios da Baixada Fluminense.
"Esse vínculo da China com a Baixada Fluminense é muito antiga. Os primeiros imigrantes que chegaram ao Brasil estiveram em Magé, inicialmente, há 202 anos. Dessa forma, quero pensar com todos os secretários como poderemos continuar esse laço, através da possível realização da edição de uma das maiores feiras econômicas do mundo, que é a Feira Internacional de Macau, por aqui", ressaltou Gláucio.
Também participaram da reunião os seguintes secretários municipais de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico: Eliel Ramos Silva (Guapimirim), Marcos Luiz Praxedes (Itaguaí), Valmery Guimarães (Nilópolis), Jefferson da Silva (Queimados), José Rogério Vasques (Paracambi), Thiago Nery (Japeri), Wagner Dantas (Belford Roxo), Manoel Bulhosa (Seropédica), Rômulo Mello Massacesi (Mesquita), Sérgio Neto Claro (São João de Meriti) e Mário Marques Filho (Nova Iguaçu).
Além deles, ainda estiveram presentes Pedro Paulo Novelino do Rosário, diretor da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) e Décio Lima, gerente regional do Sebrae, na Baixada Fluminense.
Reunião-Fórum-da-Baixada-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário