Magé realizará seminário sobre saneamento alternativo
Evento será realizado no dia 14 de abril, da 8h às 17h, na Unigranrio. Veja como se inscrever
Um importante tema para o município de Magé estará em debate na próxima terça-feira, 14 de maio. O seminário Esgoto tratado é água limpa e saúde - Tecnologias Alternativas de tratamento para Magé irá reunir especialistas, representantes de todos os setores de Magé e da região Leste Fluminense para discutir formas de melhorar a qualidade do serviço. O objetivo é despertar o desejo coletivo de transformação, bem como identificar modelos de saneamento alternativos. O seminário será realizado na Unigranrio (Avenida João Valério, nº654 - Centro, Magé), das 8h às 17h.
A programação inclui a participação de representantes do Poder Público municipal, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPERJ), da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), do Sistema de Indicadores da Cidadania (INCID), de empresas do setor, entre outros. O Fórum da Agenda 21 de Magé, idealizador e articulador deste projeto, também fará apresentações.
Inscreva-se para o seminário e acompanhe outras informações na página do evento noFacebook.
ProjetoSolucionar o problema do saneamento por meio de ações sustentáveis é um dos objetivos previstos na Agenda 21 de Magé e faz parte da estratégia de Ações coletivas fomentada pela Iniciativa Agenda 21 Comperj, através da consultoria ILTC, junto aos Fóruns Locais da Região do CONLESTE para o trabalho em 2015. O tema, já em discussão pelo Fórum e fortalecido em reunião de julho do ano passado, tem como objetivo sensibilizar a população para o debate e para transformação desta realidade e o Fórum Local tem um papel articulador importante neste sentido.
Nos últimos meses, o Grupo de Trabalho (GT) destinado ao tema tem se reunido com representantes do poder público, do segundo setor e especialistas em saneamento para que esta ação coletiva aconteça no município, e que, a partir disso, seja firmado um Pacto pelo Saneamento. Esta ação se encontra no centro da missão do Fórum, que tem o objetivo de discutir ações que visem implementar as propostas do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS), mediante a articulação de diálogo propositivo e de processos de comunicação e cooperação interpessoal e intersetorial.
O Fórum Local espera despertar o desejo coletivo de transformação, bem como identificar modelos de saneamento alternativos - não contemplados no Plano Municipal de Saneamento (PSAM) - que possam ser adotados nas áreas excluídas deste plano em Magé, onde é inviável o tratamento convencional por diversos fatores, dentre eles: solos, geografia, baixa densidade demográfica e comunidades isoladas. O objetivo é transformar o município em um modelo de melhoria da qualidade de vida da população, por meio da universalização dos serviços de esgotamento sanitário e consciência da relação saúde e ambiente.
Veja como foram as últimas reuniões do Fórum Local:
Fórum Local mobiliza todos os setores para Pacto pelo Saneamento
Grupo organiza seminário sobre saneamento básico
Grupo fará projeto piloto sobre saneamento alternativo
Fórum de Magé avança em discussão sobre saneamento alternativo
Saneamento Ambiental Alternativo pode ser solução para Magé
Grupo busca soluções para saneamento do município
Disponível em: http://agenda21comperj.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário